THE FRIENDLY NEEDLE
by Brandon Green

Para dar continuidade à leitura do livro The Friendly Needle, do escritor australiano Brandon Green, acompanhe as intruções e siga os passos sugeridos, assim você terá um melhor aproveitamento.

Page four

Ouça com atenção o áudio contendo o texto da página na imagem. Se preferir, você também pode acompanhar a leitura pelo script na primeira aba. Depois, clique na aba da tradução e confira o que você compreendeu. O significado das palavras isoladas está em ordem alfabética no glossário do final da página.

Agora, ouça novamente quantas vezes achar necessário e tente repetir cada frase com o mesmo ritmo e com a mesma entonação. Faça pausas e diga um pedaço cada vez se achar melhor. Se você for aluno da PASS, grave um áudio com sua leitura e envie para seu professor conferir, orientar você e acompanhar o seu progresso. Se você está aqui como visitante, experimente também este recurso enviando seu áudio para o WhatsApp da coordenação.

Estrutura

Este é dele/dela

Para dizer DELE/DELA em inglês, usamos “HIS/HER”. Mas é importante notar que devemos usar “HIS/HER” sempre antes daquilo que se possui.

HIS father drives him to school every morning.
O pai DELE leva ele de carro para a escola todas as manhãs.

Este é para ele/ela

Para dizer que algo foi feito para,  ou com, ELE/ELA usamos “HIM/HER” e precisamos ficar atentos para não confundir com dele/dela por causa da semelhança.

Mary’s friends invited HER to the movies on the weekend.
Os amigos de Mary convidaram ELA para o cinema no final da semana.

Eu não consegui

Quando alguém não consegue fazer alguma coisa em inglês, a palavra que usamos é “COULDN’T/COULD NOT” acompanhada pelo verbo da ação que não deu certo.

I couldn’t watch TV because I  had a lot of homework to do.
Eu não consegui/não pude assistir TV porque eu tinha muita lição de casa para fazer.

Agora é sua vez

Diga em inglês:

A mãe dela não conseguiu levar ela de carro para a escola.
O cachorro dele é muito grande, mas o gato dela é pequeno.
Eu não consegui terminar o jogo porque eu tive que dormir.
John gosta de Susy e convidou ela para o cinema.

Quanto mais você praticar, mais rápido vai perceber que sua capacidade de se comunicar em inglês só tende a melhorar. Então, não se limite a fazer apenas as frases sugeridas, faça outras também conforme a sua imaginação mandar usando outras palavras que você já conhece. Apenas não fuja do modelo apresentado tentando criar frases mais longas para não se atrapalhar enquanto está começando. E não deixe de gravar áudios ou enviar mensagens para seu professor conferir, orientar você e acompanhar o seu progresso. Se você está aqui como visitante, não se acanhe e experimente também este recurso enviando seu áudio e suas frases para o WhatsApp da coordenação. Bons estudos e nos vemos na próxima página!

Glossary

COULD/COULDN’T – Podia/não podia
EVERYTHING – Tudo/todas as coisas
HAD – Tinha/teve
HIM/HER – Ele/ela (não sujeito)

HIS/HER – Dele/dela
PROMISE – Prometer
SHAKE OFF – Livrar-se/sacodir
WORRY – Preocupar-se

POR FAVOR, INSIRA SEUS DADOS
ANTES DE PROSSEGUIR
ÁREA EXCLUSIVA PARA ALUNOS!