Para dar continuidade à leitura do livro The Friendly Needle, do escritor australiano Brandon Green, acompanhe as intruções e siga os passos sugeridos, assim você terá um melhor aproveitamento.
Ouça com atenção o áudio contendo o texto da página na imagem. Se preferir, você também pode acompanhar a leitura pelo script na primeira aba. Depois, clique na aba da tradução e confira o que você compreendeu. O significado das palavras isoladas está em ordem alfabética no glossário do final da página.
His mother had promised him everything would be okay
but poor Jack couldn’t shake off his worry.
A mãe dele tinha prometido que tudo ficaria bem
mas o pobre Jack não conseguia se livrar da preocupação.
Agora, ouça novamente quantas vezes achar necessário e tente repetir cada frase com o mesmo ritmo e com a mesma entonação. Faça pausas e diga um pedaço cada vez se achar melhor. Se você for aluno da PASS, grave um áudio com sua leitura e envie para seu professor conferir, orientar você e acompanhar o seu progresso. Se você está aqui como visitante, experimente também este recurso enviando seu áudio para o WhatsApp da coordenação.
Para dizer DELE/DELA em inglês, usamos “HIS/HER”. Mas é importante notar que devemos usar “HIS/HER” sempre antes daquilo que se possui.
HIS father drives him to school every morning.
O pai DELE leva ele de carro para a escola todas as manhãs.
Para dizer que algo foi feito para, ou com, ELE/ELA usamos “HIM/HER” e precisamos ficar atentos para não confundir com dele/dela por causa da semelhança.
Mary’s friends invited HER to the movies on the weekend.
Os amigos de Mary convidaram ELA para o cinema no final da semana.
Quando alguém não consegue fazer alguma coisa em inglês, a palavra que usamos é “COULDN’T/COULD NOT” acompanhada pelo verbo da ação que não deu certo.
I couldn’t watch TV because I had a lot of homework to do.
Eu não consegui/não pude assistir TV porque eu tinha muita lição de casa para fazer.
Diga em inglês:
A mãe dela não conseguiu levar ela de carro para a escola.
O cachorro dele é muito grande, mas o gato dela é pequeno.
Eu não consegui terminar o jogo porque eu tive que dormir.
John gosta de Susy e convidou ela para o cinema.
Quanto mais você praticar, mais rápido vai perceber que sua capacidade de se comunicar em inglês só tende a melhorar. Então, não se limite a fazer apenas as frases sugeridas, faça outras também conforme a sua imaginação mandar usando outras palavras que você já conhece. Apenas não fuja do modelo apresentado tentando criar frases mais longas para não se atrapalhar enquanto está começando. E não deixe de gravar áudios ou enviar mensagens para seu professor conferir, orientar você e acompanhar o seu progresso. Se você está aqui como visitante, não se acanhe e experimente também este recurso enviando seu áudio e suas frases para o WhatsApp da coordenação. Bons estudos e nos vemos na próxima página!
COULD/COULDN’T – Podia/não podia
EVERYTHING – Tudo/todas as coisas
HAD – Tinha/teve
HIM/HER – Ele/ela (não sujeito)
HIS/HER – Dele/dela
PROMISE – Prometer
SHAKE OFF – Livrar-se/sacodir
WORRY – Preocupar-se