A prática fraudulenta de enviar e-mails em nome de empresas conceituadas para induzir quem recebe a revelar informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito é um tipo de golpe digital que recebe o nome de phishing. A palavra foi criada por analogia ao esporte da pesca – fishing, em inglês – em meados dos anos 1990, quando hackers roubavam contas e senhas da usando e-mail como isca para literalmente pescar senhas e dados financeiros dos usuários da Internet.
Scammers use email or text to trick you into giving them your personal information.
Os golpistas usam e-mail ou mensagens para induzir você a fornecer informações pessoais.
Smishing is a kind of phishing that uses SMS to deliver a clickable link.
Smishing é um tipo de phishing que usa SMS para entregar um link clicável.
Entre os muitos termos novos relacionados à tecnologia que chegaram aos dicionários na última década, sua grafia com “ph” deriva de uma palavra anterior também criada para dar nome a um delito nos anos 1970: “Phreaking”. Na época, os delinquentes – phone freaks – utilizavam de dispositivos eletrônicos para invadir sistemas de telecomunicações e obter chamadas gratuitas – free calls. Da união dos termos “phone freak + free call” surgiu o termo que se referia à pratica.
A few old-time hackers still phreak casually just to keep their hand in.
Alguns hackers das antigas ainda praticam "phreaking" as vezes só para não perder a prática.
Ainda por derivação dos termos acima, também temos o golpe denominado “pharming” – por analogia a “farming” que significa cultivo – quando um site malicioso que se assemelha a um site legítimo é usado para coletar nomes de usuário e senhas. Como os anteriores, o termo também não possui uma tradução para o português.
Be mindful for pharming! The secure websites should have a valid SSL certificate.
Esteja atento ao pharming! Os sites seguros devem ter um certificado SSL válido.